-
Arquitetos: Partisans
-
Fotografias:Jonathan Friedman
-
Fabricantes: Agnora
Descrição enviada pela equipe de projeto. As águas azuis do Lago Huron — localizado ao norte de Toronto — complementam o magnífico entorno e oferecem uma atmosfera de sonhos de uma localização ideal para um refúgio. Quando a equipe de PARTISANS se encontraram no terreno, com um novo cliente para projetar e construir uma sauna, eles souberam que seu desafio mais importante era fazer uma estrutura com poucos pontos de apoio, que não apenas respeitasse, mas que amadurecesse a partir do contexto.
Localizado na Georgian Bay, o terreno tem uma grande formação rochosa pré-histórica. Uma pesquisa completa foi realizada, e ao longo do processo, uma gruta serviu de inspiração para compor o projeto. As grutas, historicamente são conhecidas como cavernas naturais ou artificiais que estão incrustadas profundamente por trás de curvas de riachos, e são descobertas apenas por aqueles que se dão o tempo para explorá-las.
Compreender a rocha milenar intimamente foi o primeiro passo para a arquitetura. Como uma cascata em um penhasco de granito, a rocha ofereceu novas possibilidades e uma vista panorâmica do horizonte. O National Geographic classificou o pôr do sol neste lugar como um dos mais bonitos do mundo, e estávamos decididos a preservar e melhorar a experiência de observá-lo.
A equipe escaneou a rocha, utilizando um scanner à laser 3D para criar múltiplos modelos digitais em diferentes escalas e materiais. Depois disso, realizou-se um processo não convencional de desenho, e toda a equipe do escritório colaborou na escultura da Gruta. Dentre mais de 15 ideias completamente diferentes, apenas 4 acabaram por fazer mais sentido, e os clientes - aventureiros de coração - selecionaram um esquema que representava grande desafio para a equipe.
O conceito eleito para a Gruta prescrevia um sólido de simples presença no exterior, enquanto que os interiores seguiam movimentos dinâmicos nas formas curvas, que exigiram soluções especiais de desenho. Como resultado disto, procedemos experimentando mais com os materiais: a madeira foi selecionada, devido às suas propriedades específicas.
Desafiando as normas das práticas atuais na indústria de construção, trabalhamos diretamente com um sócio de marcenaria e fabricação de aço em cada detalhe. Juntos, desenvolvemos um processo de fabricação utilizando tecnologia 3D para explorar, modelar e construir a Gruta. O processo levou à compreensão das propriedades dos materiais; criando a ilusão de um interior esculpido, conformamos este espaço com vários painéis de madeira de cedro.
Como uma sauna independente, a Gruta utiliza dois fornos de alta performance que garantem eficiência e controle. Exaustores e ventiladores garantem a respiração do edifício e evitam o apodrecimento ou deformação na estrutura. O restante dos sistemas foram baseados em fluxos de ar controlado. Nós utilizamos isolamento no edifício não apenas para proteger seus componentes do aquecimento ou resfriamento muito rápido, mas também para torná-lo um projeto com maior eficiência energética.
O tipo específico de madeira, o cedro, foi então selecionado baseado numa série de fatores: resistência ao apodrecimento, aroma, cor, fontes locais e qualidade. As aberturas foram fabricadas em Ontario utilizando painéis de vidros duplos e triplos de alta performance para garantir economia de energia e durabilidade. Além disso, a estrutura interna da Gruta foi hermeticamente fechada e uma camada de lâminas de alumínio eficiente foi incorporado à todas as superfícies internas criando uma câmara de ar entre os painéis de madeira e o espaço que foram montados. Isso permite que a madeira possa se expandir e contrair conforme seu movimento uniforme de dilatação.
O espaço por trás dos painéis de madeira criaram correntes de convecção que permitem que a pele respire através dos poros de ventilação que foram esculpidos em assentos e emendas dos painéis de cedro. O resultado é um espaço esculpido, uma experiência sensual e a sofisticado exercício na ciência da construção.
Originalmente publicado em 22 Março, 2015.